quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Associação no bairro da Mooca dá aulas para estudantes carentes


Com milhares de praticantes e federações espalhadas pelo mundo, o Judô se tornou um dos esportes mais praticados. Adaptado a uma filosofia que integra corpo e mente, utiliza como técnica os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente.

Foto: Maria Luiza
A Associação Novos Passos, instituição sem fins lucrativos, adere à prática do Judô como uma arte que envolve respeito, disciplina, educação e confiança para o desenvolvimento físico. 

De acordo com a fundadora Maria Luiza, essa modalidade desperta atenção e trabalha diretamente no exercício da mente. “As crianças e os adolescentes de hoje vivem em meio a tanta tecnologia, que às vezes o esporte fica esquecido”, explica.

Segundo Maria Luiza, é necessário mobilizar empresários, universidades, estudantes e comunidade, para que todos busquem soluções educacionais, culturais e esportivas. 

“É preciso oferecer oportunidades para que tudo possa acontecer diante de uma sociedade que ainda está adormecida”, diz. Com o objetivo de transformar um lugar mágico de aprendizado, convivência e alegria em um espaço de vivência, a associação oferece aulas de Judô gratuitas para alunos que estudam em escolas públicas. Além dessa atividade, outras são encontradas ainda, como: street dance; ballet; iniciação musical; flauta; reforço escolar; artes; teatro; dança; e violão.

A estudante de comunicação Angélica Monteiro, visitou o local e até se entusiasmou com o ambiente agradável. “Fiquei com vontade de aprender judô, mas não pude participar por causa do horário.” Uma das mães que esperava sua filha terminar a aula, contou que a ONG é um espaço para a realização do sonho de quem não tem condições em pagar uma aula particular.

O judô foi criado no Japão, em 1882, por um professor de Educação Física que tinha como objetivo criar uma técnica de defesa especial. No Brasil, a arte marcial só chegou no ano de 1922, em pleno período da imigração japonesa. As lutas são praticadas num tatame de formato quadrado (de 14 a 16 metros de lado), e cada luta dura até 5 minutos; vence quem conquistar o ippon primeiro (ponto completo). Em relação à disputa, não são permitidos golpes no rosto ou que possam provocar lesões no pescoço ou nas vértebras. Caso o lutador desrespeite as regras, ele é penalizado e pode até ser desclassificado.

De acordo com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ), entidade que comanda a modalidade, estima-se que o Brasil tenha 2,5 milhões de judocas entre adultos e crianças. 

Legenda da foto: alunos praticando judô na Associação Novos Passos
 
   

Um comentário:

  1. Parabéns Renato, só hoje pude observar seu blog. Boa matéria; o meio ambiente somos nós mesmos, quando não preservamos matamos então...

    ResponderExcluir