quinta-feira, 7 de outubro de 2010


Jovens buscam no intercâmbio um diferencial no currículo

Intercambistas trazem na bagagem de volta ao Brasil, aprendizado e idioma aperfeiçoado através de novas culturas



Divulgação
Canadá, EUA, Inglaterra, França e Alemanha, são alguns países procurados por milhares de jovens, que buscam se aperfeiçoar, aprender ou conhecer novas culturas.

O intercâmbio é a troca de conhecimentos entre viajantes e estudantes de diferentes países, com o objetivo de conhecer os costumes, tradições, tecnologias e o idioma de um país estrangeiro. O estudante, então conhecido por intercambista, geralmente não conhece a pessoa com quem vai se hospedar.

Há muitas agências de intercâmbio no mercado que oferecem programas para todas as fases da vida, inclusive, para aqueles que desejam ingressar ou prosseguir os estudos em colégio ou universidades norte-americanas.

Segundo Ana Paula Joaquim, assessora de imprensa da Student Travel Bureau (STB), o processo de seleção para a escolha do destino de viagens dos jovens é realizado através de avaliações sobre o perfil e os objetivos dos estudantes.

“A orientação para quem vai viajar é procurar um especialista que ofereça aos passageiros informações e opções para que o cliente encontre a mais adequada ao seu perfil. É importante lembrar de analisar questões como clima, cultura, costumes sociais e religiosos de onde for estudar, sempre com a ajuda de guia ou de quem entenda de viagens e intercâmbio”, diz Ana Paula.

A estudante de Rádio e TV, Marcela Tang, fez um intercâmbio na Inglaterra, com o objetivo de adquirir experiência, aprendizado e crescimento pessoal. “Na época passei por problemas pessoais que exigiram que me afastasse um pouco do ambiente, devido ter acabado de concluir o curso de inglês, assim, juntei o útil ao agradável”, cita.

De acordo com Marcela, o processo de escolha do país ou agência para viagem, foi através de uma professora de inglês, que realizava viagens ocasionais para a Inglaterra. “Como tenho família no país, achei que seria uma boa ideia. Conheci algumas pessoas do Brasil e de outros países que estudaram comigo na Inglaterra”, explica.

A estudante teve a oportunidade de conhecer outro país e uma nova cultura que a fez valorizar e respeitar outros costumes com uma visão totalmente diferente da que tinha em relação aos ingleses. “Acho que o jovem que procura intercâmbio hoje em dia, procura uma experiência de vida, além de aumentar o conhecimento em determinada língua”, completa Marcela.

Além de bolsas, algumas empresas oferecem curso de férias nos EUA e intensivo aos estudantes brasileiros que desejam aperfeiçoar o inglês por meio de programas em parceria com o governo norte-americano, que permite ao participante trabalhar em posições operacionais como: camareiro, instrutor de esqui, garçom, auxiliar de cozinha, caixa e outros.


Divulgação
Para conseguir um intercâmbio, o interessado em realizar uma viagem deve consultar uma agência especializada para que o ajude na escolha do destino e do curso que mais tenha a ver com o seu estilo de vida.

As recomendações para quem vai viajar são: ter tempo disponível, definir em que período do ano irá viajar; a expectativa e sua finalidade; estar com os documentos válidos. E no geral, estar aberto a novas experiências, aprender novas culturas e novos costumes.

Dicas de alguns programas de estágios:

BIG SISTER AU PAIR: Programa que combina estudo e trabalho remunerado nos EUA, exclusivo para garotas de 18 a 26 anos, com duração mínima de um ano. Nele, a participante morará em uma casa de família americana, da qual desempenhará o papel de irmã mais velha e será responsável pelo cuidado com as crianças.

INTERNSHIP CHINA: Intercâmbio de trabalho na área de formação ou de experiência do participante nas maiores cidades chinesas. Um programa para estudantes ou profissionais, sem limite de idade, com duração de 3 ou 6 meses.

TRAINEE HOSPITALITY (AHA): Programa de Intercâmbio cultural nas áreas de Hotelaria, Alimentação, Time Sharing e Resort, nos EUA, com duração de 6 a 12 meses. Destinado para estudantes e jovens recém-formados de 18 a 30 anos de idade.

INTERNSHIP USA: Programa de estágio nos Estados Unidos, na área de estudo do participante. Para estudantes ou recém formados (menos de 12 meses) que possuem entre 18 e 30 anos de idade, com duração de seis a doze meses.

AUSTRALIAN INTERNSHIP Professional: Estágio não remunerado na Austrália, com duração de seis a 26 semanas, em empresas de diversas áreas. Destinado a estudantes de 18 a 30 anos, cursando a faculdade ou recém formados, e com inglês avançado.

AUSTRALIAN INTERNSHIP Hospitality: Programa de estágio remunerado nas áreas de turismo e hotelaria, na Austrália, com duração de 06, 09 ou 12 meses. Destinado a estudantes de 18 a 30 anos, matriculados na faculdade ou recém formados, com inglês avançado.

Graduação: O STB possui um serviço exclusivo de consultoria para graduação em universidades do exterior. Com sua expertise, acompanha o estudante no passo a passo para a concretização de metas da vida acadêmica e profissional, desde o detalhamento das diversas opções à escolha final.

Por Renato Ricarte






Nenhum comentário:

Postar um comentário