domingo, 18 de outubro de 2009

A nova mania em Diários Virtuais


Essa é a mais uma matéria que disponibilizo em primeira mão para vocês.

Mais uma minha que vai está na revista Melhor Amiga, matéria na qual entrevistei a produtora cultural Liliane Ferrari.




A nova mania em Diários Virtuais


Produtora cultural Liliane Ferrari explica como publicar um post e de que maneira transformar seu blog em um sucesso


As redes sociais na internet congregam mais de 29 milhões de brasileiros por mês. Nada menos que oito em cada dez pessoas conectadas no Brasil tem o seu perfil estampado em alguns sites de relacionamentos. Elas usam essas redes para manter contato com os amigos, conhecer pessoas, paquerar ou bem mais do que isso.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, mostrou que 91% dos adolescentes usam os sites apenas para se comunicar com amigos que eles já conhecem. A produtora Cultural Liliane Ferrari, 34, é uma fanática confessa pelas redes sociais on-line. Seu perfil está em nada menos que 21 comunidades virtuais.

Há dois anos Liliane precisava contratar, em menos de uma semana, quarenta educadores para duas exposições no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Atrás de indicações, enviou um e-mail para os amigos. A mensagem se alastrou e sua vida começou a ser vasculhada por todos em seu blog.

Ao longo de sua trajetória em dez anos na área de produção e comunicação, trabalhou em diversas funções e em empresas de vários segmentos. Construiu uma extensa Networks com a qual manteve contatos e relacionamentos, principalmente com a imprensa, produtores, publicitários, artistas e empresários no Brasil e no exterior.

Hoje, ela mantém um blog pessoal (lilianeferrari.com), que está inserido na rede “M de Mulher”, da Editora Abril, além de escrever em blogs corporativos como Mãe com Filhos da Trakinas, Kraft Foods, Viva Bela, da Mapfre Seguradora, um blog da LG, e ainda é colunista da revista Mundo Mundano.

Os adolescentes criam diários virtuais e colocam na internet um pouco do seu dia-a-dia, com isso põem sua vida exposta na rede. “Hoje temos que limitar o detalhamento da informação que dá sobre si, e que cada pessoa tem um limite do que quer e pode mostrar da sua vida”, ressalta Liliane.

Dicas da Lili





A publicação do poster e o visual de um blog são muito importantes, segundo Lili, mas para ter sucesso, é preciso ter originalidade e bastante relacionamento nas redes sociais para espalhar seus links sem um apammer, que varia entre as plataformas utilizadas desde o blogspot, wordpress, por exemplo.

Para planejar um texto, sempre é bom pensar no que pode ser ilustrado, como imagens, vídeos e fotos. Pesquisar links relacionados, e aí resultará um poster com conteúdo.

Para Liliane, os blogs com fundo preto dificultam a leitura, pois não adianta ter o melhor texto, irá ser repulsivo pelo visual pesado. “Aprender a escrever bem e a contar uma história com começo, meio e fim pode ser antiquado. Em uma época de subversão das ‘ordens’ na escrita, é importante se expressar e ser bem- entendido”, comenta Liliane.

Outra dica é ler muitos livros, se conectar com outras pessoas para espalhar suas ideias e conceitos. Em um diário virtual, você guarda tudo sobre sua própria história de vida e memórias, expressam seus sentimentos, ideologias e passa a existir na rede.


Os blogs recomendados por Liliane

- ladyrasta.com. br



- samshiraishi.com



- srtabia.com



- mawacomw.com

Ela relacionou esses blogs porque são de suas amigas há mais de 30 anos, pois são divertidas e incríveis para todas as idades.


O Blog dos famosos

A maioria dos famosos usa o diário virtual para divulgar shows, discos, peças ou simplesmente a própria imagem.

Blog de Wanessa Camargo, o quarto mais acessado dentre os dos famosos do UOL, é um verdadeiro "release" (textos enviados pelas assessorias a jornalistas) em tom pessoal. Veja alguns trechos: "Abaixo, alguns momentos das 17 horas que ficamos gravando no estúdio o clipe da música "Não Tô Pronta pra Perdoar" [...] O clipe estreia daqui a uma semana. Adianto que é lindo, meio melancólico e tem um quê dramático".

Jabá

Os artistas normalmente não recebem dos portais para fazer seus blogs. Isso não significa que eles não possam transformá-los em negócios rentáveis.

Piovani, por exemplo, que foi uma das modelos contratadas para a campanha dos 30 anos do O Boticário, outro dia deu aos leitores uma "dica": “O Boticário tem um produtinho incrível chamado Blush líquido, que é a oitava maravilha da nécessaire (...) tem um cheiro delicioso de "penteadeira da vó".

A modelo é uma das percussoras no mundo blog de celebridades. Estreou o seu em julho de 2005. No mês passado, seu diário foi o segundo mais acessado dentre os blogs de famosos do UOL, o principal portal de internet do país. Só perdeu para o prestigiado jornalista esportivo Juca Kfouri.

Grifes

José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, é dono do Bloglog, em parceria com seu filho, Diogo, e a Globo. Com prestígio dentre artistas, o ex-todo-poderoso da Globo tem conseguido nomes do primeiro escalão, como Regina Duarte e o autor Aguinaldo Silva, que vem bombando.

Grifes como essas ainda são raras no universo de blogs, recheado por celebridades de quinta. A lista de famosos que o portal busca convencer a "blogar" tem mil nomes. Até a semana passada, cerca de 200 já haviam estreado.

Por Renato Ricarte



Um comentário: